Carnaval Pipoca – 15 Dicas Imperdíveis para curtir o Carnaval de Salvador na Pipoca

Carnaval Pipoca - dicas curtir carnaval de salvador

O Carnaval Pipoca é de todos e para todos. Vamos descubrir um pouco mais sobre como é curtir o Carnaval de Salvador na Pipoca?

Mas, afinal, o que é a “PIPOCA”??

E o que é o “FOLIÃO-PIPOCA”??

PIPOCA é o nome dado a todos aqueles que curtem o carnaval fora das cordas dos blocos ou fora do Camarote. São os foliões que curtem na rua, de graça.
Se você não está dentro de um bloco ou um camarote, estará quase que automaticamente na pipoca.

Há muitas dúvidas e muito preconceito com a tal da PIPOCA. Alguns acreditam que não dá para curtir o Carnaval na Pipoca, acreditam que tenha que se ir obrigatoriamente para bloco ou camarote. Alguns acreditam que é muito perigoso. Alguns acreditam que é impossível se divertir na pipoca. TODOS ESTÃO ERRADOS!

Basta dizer que o DNA do Carnaval é a Pipoca, é essa mistura de foliões, todos na mesma situação, curtindo a Folia. De fato, não existe Carnaval de verdade sem o Folião-Pipoca.

É importante você saber que uma forte tendência do Carnaval de Salvador tem sido a volta dos blocos sem corda (pipoca).

Nós até já comentamos esse tendência em nosso quadro no YouTube, o RESENHA SOMOS CARNAVAL. Vamos dar uma olhada?

No carnaval de 2016 quase metade dos blocos saíram sem corda. Artistas com Ivete Sangalo, Bell Marques e Saulo já reservaram um espaço em suas agendas para saírem com um Trio Elétrico sem cordas ao redor.

Selecionamos duas reportagens para você ler mais um pouco sobre essa forte tendência para o Carnaval:

– Reportagem do Uol Carnaval, mostrando que “Com abadás em baixa, trio sem cordas ganha espaço no Carnaval de Salvador”.

– Reportagem do Correio 24 Horas, destacando que “pelo menos 19 artistas vão desfilar sem cordas” no Carnaval de 2016.

Mas você ainda deve estar se perguntando…Por que esse nome PIPOCA? Não é à toa que o folião tem esse apelido de pipoca. A associação com a pipoca vem do agito, do pula-pula, do empurra-empurra (no bom sentido) que acontece dentro da panela quando você está preparando uma pipoca.

Folião-pipoca que se preze é 100% animação. É aquele que vê todos os blocos passar, que fica na Folia do início ao fim. 🙂

Os foliões-pipoca são conhecidos como os mais animados, muitas vezes fazendo inveja até mesmo para quem está dentro do bloco ou camarote. Para o folião-pipoca, nao há restrições, ele é sempre “livre pra voar”. Curtir o que quiser, quando quiser.

Elencamos, para você já ficar por dentro, ALGUMAS VANTAGENS de se curtir o Carnaval Pipoca:

Você fica livre para ditar o seu próprio ritmo: não precisa andar o circuito todo; não tem horário determinado para curtir. Acompanha o bloco que quiser e o quanto quiser.

• Escolhendo um local seguro e não muito movimentado, você curtirá com tranquilidade e, provavelmente, até com menos perrengue (aperto, empurra-empurra) do que dentro do próprio bloco.

• Economia. Você não precisa gastar dinheiro com abadás.

• Em vez de ficar atrás de um bloco com um artista/banda, você poderá ver vários blocos e vários artistas passando. Entre um bloco e outro você pode até ir para a avenida e seguir um pouco um trio ou até aguardar a chegada de outro naquele local.

Cansou de ficar em pé? Dependendo do lugar que você estiver, dá até pra sentar (na muretas da Avenida Oceânica ou no gramado do Morro do Cristo) e curtir na boa os trios passando.

• Comprar uma cerveja ou uma água vai ser muito mais fácil do que estando dentro de um bloco.

Mas nós não queremos só que você “saiba” as vantagens, nós queremos que você CURTA O CARNAVAL COMO UM FOLIÃO-PIPOCA! Separe um dia (ou mais) para curtir a Folia desse jeito.

Para isso, preparamos também algumas DICAS PRÁTICAS PARA CURTIR A PIPOCA:

• Não leve objetos de valor e se vista de modo discreto.

• Procure ficar perto dos postos policiais. Isso já é um sinal de tranquilidade e também garantia de que não vai ter muita bagunça por perto.

• Existem alguns pontos na Barra onde a pipoca é mais tranquila. Em ondina, onde existe mais espaço nas ruas, é onde ficam a maioria dos Foliões-Pipoca.

• O morro do cristo e o morro do gato são lugares onde é possível curtir a pipoca e ter uma vista privilegiada.
Morro do Cristo (foto abaixo): acomode-se no gramado de lá, mas fique mais perto da avenida, não vá lá para perto do Cristo – especialmente se for de noite.

Carnaval Pipoca circuito carnaval salvador morro do cristo

Morro do Gato (foto abaixo): lugar com uma vista ótima, mas só vá para lá se você já for um pouco mais experiente de Carnaval em Salvador. E se você for, vá de dia. À noite não fique por lá, só por precaução, ok?

morro do gato carnaval de salvador
Vá de dia. De noite não, tá?

• Existem blocos que têm uma massa de foliões-pipoca que acompanham todo o trajeto ao redor do Bloco. E, com essa aglomeração, acaba ocorrendo empurra-empurra ou algum aperto em certos momentos. Em vez de seguir o bloco todo o tempo, prefira ter pontos fixos para curtir os blocos passando. Assim você irá passar menos aperto.

• Entre um bloco e outro, saia de seu lugar fixo e entre na Avenida Oceânica para ver mais de perto o próximo bloco que se aproxima ou ir alguns metros atrás do que está passando.

Marque um ponto de referência fixo com sua galera. Isso vai te permitir passear pela avenida para curtir mais de perto um bloco ou outro e voltar para sua galera com tranquilidade.

Se você está solteiro, saiba que a pipoca lhe permite um grande raio de atuação paqueradora. Quando estiver passando um bloco (sem uma pipoca muito tumultuada ao redor dele), chegue perto da corda e comece a azaração ali mesmo.

• Como em todo lugar e em todo evento grande, fique atento a possíveis focos de confusão ou briga. Elas não acontecem a todo momento e a polícia está SEMPRE presente e atenta. Procure se afastar de pipocas muito aglomeradas.

Pronto. Agora você já pode curtir o Carnaval como um legítimo Folião-Pipoca.

Mas e você que já curtiu o Carnaval na Pipoca, tem alguma outra Dica massa sobre como aproveitar a Pipoca??? Conte aqui pra gente!

Axé!!!


Fechar
Sócio-Fundador desse projeto meio louco chamado Somos Carnaval.
  • Cícero Leonardo

    Já curti na Pipoca e confesso que é bom demais!Irei na Pipoca do Saulo esse ano, se confirmar a saída do bloco. O Morro do Gato é realmente uma pipoca boa pra ficar e também na entrada do Jardim Apipema, porque tem posto policial, banheiros e barracas de bebidas. Outra pipoca boa é em frente ao Camarote da Band… os trios param e tem uma boa visibilidade dos blocos. Aconselho não se aproximar muito dos blocos puxados por Bell e Ivete, eles arrastam multidões e formam muita muvuca. Eu e a minha turma já ficamos presos entre a pipoca de Bell e Ivete e foi tenso, quase trágico, mas saímos vivos… Rsrsrs O importante é ser um folião-pipoca do bem, respeitar as pessoas e brincar na paz.

  • Eder Rodrigues

    A pipoca do Saulo e indetectável o cara ja começa a mil por hora.Outra pipoca bacana para acompanhar e a do Carlinhos Brown e super tranquila e sempre tem vários artistas no chão e rola sempre aquele velho selfie.

  • Gerssica Rocha

    Pipoca é bom demais, já acompanhei com vários artistas e o clima é pra cima o tempo todo. Uma das pipocas mais famosas é a do Saulo, o cara é ligado no 220 mesmo. Os cuidados são os mesmo de um bloco com cordas, vale ressaltar que o objetivo ali é a diversão, então se perceber muvuca e confusão afastar logo. A pipoca do Bell no campo grande em 2016 foi tranquila, porém não aconselho ficar perto da pipoca quando o bloco dele passar, e pra finalizar o kit pipoca: Doleira, bandaid nos dedos do pé(vai ter muita pipoca kkk) e muita disposição pra aguentar a maratona.